NO SOLO
A maior parte de nossas emissões de carbono vem do uso de combustível, dessa forma, a nossa frota de aeronaves e a forma como as operamos apresentam-se como as melhores oportunidades para reduzir nosso impacto ambiental. O combustível, sendo uma das nossas maiores despesas, seu nível de eficiência é essencial para cada parte do trabalho. Todos os detalhes acerca da eficiência de combustível, emissões e redução de ruído podem ser encontrados nos Relatórios Ambientais do Grupo Emirates.
Aeronave
A política de investimento da Emirates nas tecnologias mais modernas e sustentáveis disponíveis, significa que possuímos uma das frotas mais atualizadas da indústria. Os benefícios ambientais de se operar uma frota moderna de aviões de fuselagem larga incluem redução de ruído e menores emissões pelos motores. Todas nossas aeronaves estão integralmente de acordo com os padrões de ruído, como visto no Capítulo 4 das normas da Organização da Aviação Civil Internacional (exceto quanto à cessão de alguns cargueiros) —, além de obedecerem aos padrões de emissão da OACI. Nosso Airbus A380 está entre as aeronaves mais silenciosas já fabricadas e foram projetadas para atender os mais rígidos requerimentos contra ruído de aeroportos de todo o mundo.
A Engenharia Emirates assegura-se de que nossas aeronaves operem nas melhores condições a todos os momentos. Nossos procedimentos de limpeza mantêm limpos os componentes internos dos motores, garantindo a performance eficiente de combustível e prolongando a vida útil do motor. Além disso, regularmente limpamos nossas aeronaves usando do procedimento de lavagem a seco, o qual utiliza de uma pequena quantidade de produtos de limpeza aplicados em flanelas.
Este procedimento economiza milhares de litros de água a cada lavagem, e uma aeronave limpa externamente contribui para menores consumo e emissão de combustível, uma vez que a torna mais leve e mais aerodinâmica. Para mais informações, veja os detalhes de todas as nossas aeronaves.
Operações
Economizar combustível em voo começa com bons planejamentos em solo. Investimos em um dos melhores sistemas de planejamento de voo existentes, de forma a cuidadosamente planejar voos e otimizar as rotas baseando-nos nas condições do tempo de cada dia, restrições do espaço aéreo e nas aeronaves alocadas para cada setor. Uma vez em voo, nossos tripulantes, apoiados pelo controle de tráfego aéreo, aproveitam as oportunidades de se economizar combustível e reduzir as emissões quando possível.
Exemplos incluem subidas e descidas constantes, e mudanças de rota em voos de longa distância, devido às mudanças de direção dos ventos. Nos pousos, nossos pilotos usam o reverso de empuxo ocioso (ao invés do reverso completo dos motores) e desligam um dos motores durante o táxi, momento seguro e viável para tal prática. Priorizamos o uso da energia elétrica ainda em solo e ares-condicionados externos, quando disponíveis, de forma que a unidade auxiliar de energia (APU) — um pequeno motor localizado na parte traseira da aeronave — possa ficar desligada. Todas essas medidas auxiliam na economia de combustível e na diminuição das emissões, assim como diminuir os ruídos.
A Emirates apoia as iniciativas ao redor do mundo que visam aperfeiçoar a eficiência do gerenciamento de tráfego aéreo e que garantem maiores flexibilidades nas rotas aéreas. Nossos especialistas de operações de voo colaboram, internacionalmente, com organizações de controle de tráfego aéreo de forma a garantir rotas e procedimentos operacionais mais eficientes, usando as tecnologias mais modernas para sustentar tais melhorias.
A bordo
Nossos esforços para minimizar os impactos ambientais continuam a bordo da aeronave.
Nossos cobertores da classe econômica, usados em voos de longa distância, são 100% feitos de garrafas plásticas recicladas. Cada cobertor é feito a partir de 28 garrafas, as quais foram cortadas, transformadas em fios e tecidas na forma macia, quentinha e sustentável de um cobertor. Usar estes cobertores previne que garrafas plásticas acabem em lixões, além de economizar energia elétrica e evitar emissões de poluentes no processo de fabricação, o que não seria possível com o uso de novos materiais plásticos.
Diminuir o excesso de peso auxilia na economia de combustível. Por exemplo, usamos contêineres leves e regulamos a quantidade de água potável a bordo para cada voo, baseando-nos no número de passageiros e na distância a ser voada.
Biocombustível
A Emirates desembolsa bilhões de dólares em combustíveis por ano, então, naturalmente, acompanhamos o desenvolvimento da tecnologia dos biocombustíveis. Esperamos ansiosamente pelo desenvolvimento de biocombustíveis que sejam tecnicamente seguros, competitivos em termos de custos e verdadeiramente sustentáveis, com uma cadeia de suprimentos viável desde a matéria-prima até a aeronave.
NO AR
A maior parte de nossas emissões de carbono vem do uso de combustível, dessa forma, a nossa frota de aeronaves e a forma como as operamos apresentam-se como as melhores oportunidades para reduzir nosso impacto ambiental. O combustível, sendo uma das nossas maiores despesas, seu nível de eficiência é essencial para cada parte do trabalho. Todos os detalhes acerca da eficiência de combustível, emissões e redução de ruído podem ser encontrados nos Relatórios Ambientais do Grupo Emirates.
Eletricidade
A luz do sol abundante em Dubai contribui para acionar o nosso avançado Centro de Manutenção de Motores, onde instalamos um conjunto de painéis solares de 1 megawatt. Os 2.990 painéis formam um teto sobre o estacionamento, e espera-se que gerem o excedente de 1.800 megawatt-hora de eletricidade e economizem cerca de 800 toneladas de dióxido de carbono por ano. Também estamos instalando lâmpadas de LED ao longo de todas nossas instalações, economizando, assim, grandes quantidades de energia — economizamos mais de 970 MWh por ano com as luzes de LED no terminal Emirates SkyCargo no aeroporto Dubai World Central (DWC).
A Engenharia Emirates instalou essas lâmpadas nos hangares de engenharia, assim como nos almoxarifados, onde são ativadas por sensores de movimento. O time também usa as luzes de LED para realizar manutenções nas cabines das aeronaves — onde elas têm a vantagem de serem mais frias do que as lâmpadas que foram substituídas. Combinadas, essas iniciativas economizam mais de 2.850 MWh de eletricidade por ano. Por último, nosso remodelado escritório em Londres usa de lâmpadas de LED, ar-condicionado moderno, e conta com um uso mais eficiente dos ambientes, resultando na redução de 60% do consumo de eletricidade.
Reduzir, reutilizar, reciclar
Nossas unidades estão sempre atentas às oportunidades de reduzir o consumo, reutilizar e reciclar os materiais quando chegam ao fim de sua vida útil — todos os aspectos essenciais de uma economia circular.
O departamento de Tecnologia da Informação implementou a campanha “Pense Antes de Imprimir”, a qual resultou na queda de 33% do volume impresso em apenas oito meses, economizando milhões de folhas de papel e mais de 2 milhões KWh de eletricidade.
Até mesmo peças de aeronaves desativadas podem ser reutilizadas. O departamento de Instalações de Instrução de Voo obtém uma gama de materiais da Engenharia Emirates quando o interior das aeronaves é reformado. Em um determinado projeto, eles recolheram poltronas de um Airbus A340-500 desativado e as adaptaram para serem utilizadas em dois simuladores de evacuação de emergência e em dois simuladores de serviço a bordo. O projeto estendeu a vida útil das poltronas por cinco a sete anos e economizou à empresa o custo de 50 novas poltronas.
O Catering de Voo Emirates está entre os maiores do mundo e administra uma iniciativa de reciclagem que condiz com o tamanho de sua operação. A iniciativa direciona uma grande série de materiais advindos de lixões, como papel e papelão, papel alumínio e latas, e garrafas plásticas e recipientes, muitos dos quais são recolhidos de nossas aeronaves após a chegada em Dubai.
O Catering de Voo Emirates também apoia as iniciativas de latas de alumínio do Grupo Ambiental Emirates — doando, todos os anos, milhares de quilogramas de latas advindas de nossos voos.
Transporte Terrestre
Nossos gestores de frota veicular estão concentrados em minimizar a pegada ambiental de nossas operações rodoviárias. O Departamento de Transportes segue duas abordagens: o gerenciamento eficiente do crescimento e o aprimoramento contínuo de operações já existentes.
O setor introduziu o uso de veículos mais econômicos, otimizou a gestão de fretes, de forma a diminuir a quantidade de rotas, juntamente do número de viagens sem cargas, além de treinar os motoristas em práticas de direção seguras e eficientes, incluindo evitar deixar o veículo ocioso. Seus esforços os garantiram diversos prêmios por transporte sustentável em Dubai.